segunda-feira, 5 de março de 2012

Sustentabilidade: Breves notas sobre edificado vs espaços naturais

O tema da sustentabilidade ligado ao sector da construção está na ordem do dia. Sabemos hoje que só se poderá garantir o futuro das novas gerações se, no presente, conseguirmos estabelecer padrões de construção/intervenção muito exigentes e exemplares.

A certificação energética dos edifícios veio dar um incentivo ao incremento de certas medidas embora, o enfoque fique nas questões energéticas.
A abordagem holística será a prevalecente em todos aqueles que efectivamente queiram participar em projectos que possam ser considerados sustentáveis.

As estratégias de arranjos exteriores, e sabendo-se que estes estão hoje totalmente integrados nos edifícios (veja-se as paredes e coberturas ajardinadas dos edifícios), é hoje motivo de atenção em todos os empreendimentos que queiram ser rotulados com os ideias da sustentabilidade.

As estratégias são diversas embora todas elas devam abordar as seguintes questões:

  • Desenvolvimento de um projecto de arquitectura paisagista e arranjos exteriores tendo em vista a recuperação/criação da paisagem, os objectivos dos seus utilizadores e os recursos disponíveis (nomeadamente: disponibilidade de água, manutenção);
  • Aproveitamento das águas das coberturas dos edifícios para utilização em trabalhos domésticos (autoclismos, limpeza, etc) e na rega dos jardins;
  • Utilização, em caso de necessidade, de sistemas de rega “inteligentes”, tais como, tubagem gota a gota enterrada ma zona radicular, bem como estações meteorológicas que controlem as necessidades efectivas da botânica instalada;
  •  Instalação de coberturas ajardinadas e paredes verdes: aumento da eficiência térmica dos edifícios (poupança de energia), retenção de água, produção de oxigénio, diminuição do impacto negativo dos edifícios na paisagem , entre outros.

Este tipo de abordagem só é possível quando, desde o inicio, se cria uma equipe técnica interdisciplinar para a execução do projecto geral.
Esta será a única estratégia que permitirá atingir os objectivos comerciais do empreendimento, bem como os objectivos em termos de sustentabilidade, ao menor custo possível.

Neste sentido, a Neoturf reúne uma equipa multidisciplinar que torna tudo isto possível. Para saber mais contacte-nos! www.neoturf.pt